segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"A Meta"

Trecho do livro "A Meta"



O que estamos pedindo? A capacidade de responder a três simples perguntas:
"o quê mudar?" "para o quê mudar?" e "como motivar a organização para mudar?"
Basicamente, o que estamos pedindo são as técnicas mais fundamentais que se possa
esperar de um gerente. Pense um pouco. Se um gerente não sabe responder a essas três
perguntas, tal pessoa está preparada para ser chamada de gerente?
O tempo todo, Lou mostrou que estava me acompanhando.
- Ao mesmo tempo, continuei, pode imaginar o significado de poder descobrir
o problema cerne mesmo num ambiente extremamente complexo? Poder construir e
verificar soluções que realmente resolvam todos os efeitos negativos sem criar novos?
E, sobretudo, causar suavemente tal mudança de porte, sem criar resistência, mas o
oposto, entusiasmo? Pode imaginar ter essas técnicas?
- Alex, é isso que você tem feito. Foi exatamente isso que você fez na nossa
fábrica.
- Sim e não, respondi. - É, foi isso que fizemos. Não, Lou, sem a orientação de
Jonah, nós todos estaríamos procurando emprego. Agora eu entendo porque ele se
recusou a nos aconselhar como antes. Jonah me disse da forma mais clara. Devemos
aprender a ser capazes de fazer as coisas sem ajuda externa. Devo aprender esses
processos de raciocínio; só então saberei se estou cumprindo meu papel.
- Nós devemos e podemos ser nossos próprios Jonahs, disse Lou, levantando-se.
Em seguida, essa pessoa reservada me surpreendeu. Colocou o braço em volta
do meu ombro e disse:
- Me orgulho em trabalhar para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário